A empatia sempre foi uma habilidade crítica para os líderes, mas está assumindo um novo nível de significado e prioridade. Longe de ser uma abordagem branda, ela pode gerar resultados comerciais significativos.
Você sempre soube que demonstrar empatia é positivo para as pessoas, mas novas pesquisas demonstram sua importância para tudo, desde inovação até retenção. Uma boa liderança requer uma boa mistura de todos os tipos de habilidades para criar as condições para engajamento, felicidade e desempenho, e a empatia está no topo da lista do que os líderes devem acertar.
Os efeitos do estresse
A razão pela qual a empatia é tão necessária é que as pessoas estão passando por vários tipos de estresse, e os dados sugerem que ela é afetada pela pandemia – e as maneiras pelas quais nossas vidas e nosso trabalho foram virados de cabeça para baixo.
- Saúde mental. Um estudo global da Qualtrics descobriu que 42% das pessoas experimentaram um declínio na saúde mental. Especificamente, 67% das pessoas estão experimentando aumentos no estresse, enquanto 57% aumentaram a ansiedade e 54% estão emocionalmente exaustos. 53% das pessoas estão tristes, 50% estão irritadas, 28% estão com problemas de concentração, 20% estão demorando mais para terminar tarefas, 15% estão com problemas para pensar e 12% são desafiados a fazer malabarismos com suas responsabilidades.
- Vidas Pessoais. Um estudo em Ciências da Saúde Ocupacional descobriu que nosso sono é comprometido quando nos sentimos estressados no trabalho. Uma pesquisa da Universidade de Illinois descobriu que quando os funcionários recebem e-mails rudes no trabalho, eles tendem a experimentar negatividade e transbordar em suas vidas pessoais e, particularmente, com seus parceiros. Além disso, um estudo da Carleton University descobriu que quando as pessoas experimentam incivilidade no trabalho, elas tendem a se sentir menos capazes em seus pais.
- Desempenho, Volume de Negócios e Experiência do Cliente. Um estudo publicado no Academy of Management Journal descobriu que quando as pessoas são alvo de grosseria no trabalho, seu desempenho é prejudicado e é menos provável que ajudem os outros. E um novo estudo da Universidade de Georgetown descobriu que a incivilidade no local de trabalho está aumentando e os efeitos são extensos, incluindo desempenho e colaboração reduzidos, deterioração das experiências do cliente e aumento da rotatividade.
A cooperação também é um fator. De acordo com um estudo publicado na Evolutionary Biology , quando a empatia foi introduzida na tomada de decisões, aumentou a cooperação e até fez com que as pessoas fossem mais empáticas. A empatia promoveu mais empatia.
Saúde mental. O estudo da Qualtrics descobriu que quando os líderes são percebidos como mais empáticos, as pessoas relatam maiores níveis de saúde mental.
Ligado para a empatia
Além disso, a empatia parece ser inata. Em um estudo da Universidade de Lund , crianças de até dois anos demonstraram uma apreciação de que os outros têm perspectivas diferentes das suas. E uma pesquisa da Universidade da Virgínia descobriu que quando as pessoas viam seus amigos sofrendo ameaças, elas experimentavam atividade na mesma parte de seu cérebro que foi afetada quando foram pessoalmente ameaçadas. As pessoas sentiam por seus amigos e companheiros de equipe tão profundamente quanto sentiam por si mesmas. Tudo isso torna a empatia uma parte importante de nossa condição humana – no trabalho e em nossas vidas pessoais.
Liderar com empatia
Os líderes podem demonstrar empatia de duas maneiras. Primeiro, eles podem considerar os pensamentos de outra pessoa por meio da empatia cognitiva (“Se eu estivesse no lugar dele, o que eu estaria pensando agora?”). Os líderes também podem se concentrar nos sentimentos de uma pessoa usando empatia emocional (“Estar em sua posição me faria sentir ___”). Mas os líderes serão mais bem-sucedidos não apenas quando considerarem pessoalmente os outros, mas quando expressarem suas preocupações e perguntarem diretamente sobre os desafios, e depois ouvirem as respostas dos funcionários.
Os líderes não precisam ser especialistas em saúde mental para demonstrar que se importam e estão prestando atenção. Basta fazer check-in, fazer perguntas e receber dicas do funcionário sobre o quanto ele deseja compartilhar. Os líderes também podem ser informados sobre os apoios da empresa para a saúde mental, para que possam fornecer informações sobre recursos para obter ajuda adicional.
Grande liderança também requer ação. Um líder gosta de dizer: “Você está se comportando tão alto que mal consigo ouvir o que você está dizendo”. As pessoas vão confiar nos líderes e sentir um maior senso de engajamento e comprometimento quando houver alinhamento entre o que o líder diz e faz. Toda essa compreensão da situação de outra pessoa deve se transformar em compaixão e ação. A empatia em ação é entender as lutas de um funcionário e se oferecer para ajudar. É apreciar o ponto de vista de uma pessoa e se engajar em um debate saudável que leva a uma solução melhor. É considerar as perspectivas de um membro da equipe e fazer uma nova recomendação que ajuda a alcançar maior sucesso. Como diz o ditado popular, as pessoas podem não se lembrar do que você diz, mas elas se lembrarão de como você as fez sentir.
Em suma
A empatia contribui para relacionamentos positivos e culturas organizacionais e também impulsiona resultados. A empatia pode não ser uma habilidade totalmente nova, mas tem um novo nível de importância e a nova pesquisa deixa especialmente claro como a empatia é a competência de liderança a ser desenvolvida e demonstrada agora e no futuro do trabalho.
Fonte: forbes.com